Punta del Este é uma cidade do Uruguai, localizada no departamento de Maldonado. Está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo e é um dos mais charmosos da América Latina, oferecendo tanto praias oceânicas (oceano Atlântico) quanto de rio (Rio da Prata).
A cidade foi fundada em 1829 por Don Francisco Aguilar, e seu primeiro nome foi Villa Ituzaingó. Em 1907, passou a se chamar Punta del Este.
Nas temporadas de verão o balneário salta para 400 mil habitantes.
É um dos destinos turísticos mais conhecidos deste país. A península se forma numa extensão de terra entre o Rio da Plata e o Oceano Atlântico. Construções de altos edifícios só são permitidos até a rua 15, e a partir daí apenas são construídos edifícios de no máximo 4 andares.
Punta (como é carinhosamente chamada) está construída sobre dunas de areias, que mudavam todo dia, conforme o vento. Para isso vegetação teve que ser plantada para "segurar" estas dunas. Onde hoje é chamado de "ciudad jardin", conjunto de bairros residenciais, antes eram dunas. Os primeiros bairros a se formarem foram os da costa mansa, próximos à bahía de Maldonado, para mais tarde aparecerem os que estão voltados para a costa do Oceano Atlântico, chamada de costa brava. Na zona residencial é muito agradável fazer caminhadas ou andar de bicicleta pois pode-se apreciar bonitas e charmosas residências, jardins e muitas flores.
A maioria dos visitantes - cerca de 70% - procedem da Argentina, os outros são brasileiros, paraguaios e visitantes do resto do mundo. Passageiros procedentes do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - só necessitam do documento de identidade. |